1. 14:31
  2. 27/10/2017
  3. Vestibular

Licenciaturas da UPF concluem reformas curriculares

Todos os cursos de licenciatura da Universidade de Passo Fundo (UPF) concluíram o processo de reforma curricular.  Ao longo dos últimos dois anos, a Instituição trabalhou na revitalização e qualificação dos projetos pedagógicos, com o objetivo de oferecer um novo percurso formativo aos alunos, estabelecendo princípios comuns a todos os cursos de formação de professores oferecidos: formação humanista; formação interdisciplinar e inovação; formação pedagógica e profissional; relação teoria e prática; curricularização e indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. 

O processo de reformulação curricular iniciou em julho de 2015, a partir da publicação da Resolução CNE/CP nº 2/2015, que instituiu as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.
 
Ainda que a reformulação curricular tenha, inicialmente, se voltado à adequação dos cursos à legislação externa, ressalta-se que diversos fatores justificam a necessidade de se revisar o Projeto Pedagógico em vigor. “Independentemente da motivação original, pensar uma nova proposta de currículo, principal mote da reformulação, sempre demanda um olhar ampliado acerca de toda a organização dos cursos, desde os aspectos contextuais, pedagógicos, metodológicos ou de legislação do ensino superior, até as questões de infraestrutura, orçamentárias ou inerentes ao mercado de trabalho e suas demandas atuais”, enfatiza a coordenadora da Divisão de Ensino de Graduação da UPF, professora Daniela De David Araújo.

Processo coletivo e cooperativo
Para a operacionalização do processo de reforma curricular das licenciaturas, foi constituído um fórum institucional de discussões, denominado "Fórum das Licenciaturas".  A partir de uma agenda sistemática de trabalho, o Fórum teve como atribuição analisar as novas diretrizes e, coletivamente, (re)pensar os projetos pedagógicos, a partir da socialização de experiências bem sucedidas e da prospecção de novas iniciativas.  “O Fórum discutiu estratégias, perspectivas, opções metodológicas e de inovação, a fim de aprimorar a ação educativa na formação do licenciando e a relação da Universidade com a Educação Básica”.
  
Ainda, para otimizar a implementação dessas mudanças, a UPF desenvolveu um novo sistema informatizado de gestão dos projetos pedagógicos, a fim de proporcionar uma ferramenta mais atualizada para a elaboração, avaliação, aprovação e importação dos dados deste importante documento, que baliza a trajetória de formação a ser percorrida pelo acadêmico ao longo da graduação.
 
Os cursos de Licenciatura que passaram por reformas curriculares nos últimos dois anos são:  Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras - Português e Espanhol, Letras - Português e Inglês, Matemática, Música, Pedagogia e Química. 

Vestibular de Verão 2018 UPF
A UPF está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2018 para ingresso em cursos de graduação na modalidade presencial. Nesta edição, estão sendo oferecidos 58 opções de cursos em Passo Fundo e cursos nos campi Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. Desses, 12 são de licenciatura. 

A inscrição deve ser feita via internet, pelo site vestibular.upf.br, até o dia 13 de novembro. A prova, que acontece no dia 18 de novembro, está dividida em dois grupos: 1 e 2. Os candidatos aos cursos do Grupo 1 farão somente a prova de Redação, e os candidatos aos cursos do Grupo 2 farão as provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química. A prova do Grupo 1 será das 14h às 15h30min, e as do Grupo 2, das 14h às 19h.