1. 16:22
  2. 13/11/2016
  3. Vestibular

Programação especial para acompanhantes dos vestibulandos

A Universidade de Passo Fundo (UPF), que realiza, neste domingo, dia 13 de novembro, mais um Vestibular de Verão, além dos 10 mil candidatos inscritos, recebe muitas pessoas que vem acompanhar os vestibulandos. O processo seletivo reúne candidatos de 14 estados. Além do Rio Grande do Sul, a UPF recebe para o vestibular candidatos de Santa Catarina e Paraná, na região Sul, além do Acre, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Enquanto os vestibulandos realizam a prova, a UPF desenvolve uma programação especial para pais e acompanhantes dos alunos. A recepção foi feita pela Reitoria e também pelo setor de Bolsas, logo após a entrada dos vestibulandos nas salas, no auditório do Iceg. “É um momento muito importante para os vestibulandos, para a família dos alunos e para a Universidade. Um momento que renova o compromisso da UPF em receber milhares de novos alunos que trazem seus sonhos. Se fizeram a escolha pela Universidade é porque já conhecem o potencial, a qualidade, a infraestrutura da Instituição e sabe que ela trabalha com ensino, pesquisa, extensão e inovação científica e tecnológica”, destacou o reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza.

Também acompanharam a atividade os vice-reitores de Graduação, Rosani Sgari, Administrativo Agenor Dias de Meira Júnior e de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin.

Bingo, massagem, cinema e outras atividades

Também estão sendo realizadas atividades como bingo com sorteio de brindes; massagens e relaxamento, realizadas por representantes do curso de Fisioterapia; e medição de pressão arterial e outras orientações, realizadas por representantes do curso de Enfermagem da UPF. “Estamos muito felizes em recepcionar os pais e acompanhantes e estamos verificando a pressão arterial e oferecendo orientações sobre saúde. Esperamos atender mais de 150 pessoas nesta tarde”, ressaltou a coordenadora do curso de Enfermagem, Mara Regina Calliari Martin.

Atividades que ajudam a amenizar a tensão daqueles que aguardam ansiosos pelos vestibulandos. “Nós pais praticamente fizemos o vestibular juntos com os filhos. Enquanto eles não saem, ficamos tensos e na expectativa. Receber uma massagem dessas ajuda a relaxar. É um serviço incrível”, declarou Angela Reinheimer, mãe de uma vestibulanda, do município de Rolantes/RS, que viajou cerca de 330 quilômetros para acompanhar a filha.

Além disso, pais e acompanhantes têm à sua escolha quatro diferentes atividades: cinema no auditório; atividade recreativa conduzida pelo Prof. Luis Gustavo Maias; oficina de dança livre (relax-alongamento e dança de salão), com o professor Maicon Lopes; ou trilha cultural, organizada pela professora Carla Tedesco e por acadêmicos do ICB. Ainda, a van do projeto Balcão do Consumidor estará perto do Centro de Convivência prestando atendimento ao público.

Incentivo à doação de sangue

O Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e o programa de extensão ComSaúde da UPF também estão presentes no Campus I, durante o Vestibular. Eles realizam um trabalho de orientação e conscientização para a doação de sangue e de medula óssea. O grupo enfatiza a necessidade e a importância da doação, já que a demanda é recorrente. As pessoas interessadas em ser um doador devem procurar o Serviço de Hemoterapia do HSVP, localizado na rua 15 de Novembro,485, Centro. O atendimento acontece das 8h às 14h. Informações pelo telefone (54) 3316-4087.