Geral

UPF recebe acervo de livros do ex-professor Mário Martins Mateiro

30/06/2017

16:26

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Doação foi feita pela família motivada por um pedido do ex-professor. Obras farão parte de uma biblioteca que levará seu nome no prédio da Faculdade de Direito

A Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu, na tarde desta sexta-feira, 30 de junho, a doação do acervo da biblioteca particular do ex-professor da Faculdade de Direito (FD) Mário José Martins da Silva Mateiro. A assinatura do contrato de doação aconteceu no gabinete do reitor José Carlos Carles de Souza e teve a presença da presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), Maristela Capacchi; do diretor da Faculdade de Direito, Rogerio Silva; do professor do curso de Direito Luiz Fernando Pereira Neto e da filha do ex-professor Teresa Mateiro, acompanhada pelo marido Per Ekedahl e pelo advogado da família, Manoel Seganfredo.

O professor Mateiro, que faleceu no início deste ano, tem uma história de três décadas com a Faculdade de Direito da UPF. Nesse tempo, foi aluno, professor e diretor da unidade acadêmica, além de presidente do Conselho Diretor da FUPF. Ao longo da vida, construiu um acervo com cerca de dois mil livros, que foram doados pela família, junto com fotografias, quadros e homenagens recebidas da Universidade. Segundo Teresa Mateiro, sua filha, a doação foi um pedido antigo do pai. “Meu pai falou sempre que o dia em que ele não estivesse mais aqui ele gostaria de doar os livros para a Universidade, então, eu e meus irmãos concordamos plenamente com esse desejo e atendemos ao seu pedido”, disse.

O reitor da UPF, professor José Carlos Carles de Souza, agradeceu o gesto da família e destacou que a UPF e a Faculdade de Direito se sentem honradas em receber esse acervo. “Tenho certeza de que todos os colegas terão muito carinho em recepcionar esse acervo e de que darão a esse material o merecido valor. Não me refiro ao valor patrimonial, mas ao valor emocional justificado pelo que o professor Mateiro representou para a Faculdade de Direito. Recebemos as obras com muita alegria e teremos o cuidado necessário para dar à história do Mateiro na UPF a dignidade que ela merece”, disse o reitor.

Para a presidente da FUPF, professora Maristela Capacchi, o professor Mateiro foi uma pessoa muito marcante dentro da UPF e também da FUPF, como ex-presidente do Conselho Diretor. “Ele tem um acervo muito bom, um conjunto histórico de obras, e, para nós, é importante contar com esse acervo, marcado pela memória de uma pessoa que teve uma atuação muito significativa aqui dentro da Fundação e da UPF”, lembrou a professora.

Biblioteca professor Mario Martins Mateiro
De acordo com o diretor da FD, professor Rogerio Silva, as obras doadas pela família do professor Mateiro farão parte de uma biblioteca própria, que levará o nome de Biblioteca Professor Doutor Mário Martins Mateiro, que deverá ser inaugurada em breve. “O professor Mateiro foi professor de várias gerações da Faculdade de Direito. Centenas de profissionais que hoje ocupam os mais variados cargos na carreira jurídica e foram seus alunos. Ele tinha uma biblioteca de grande qualidade, com um acervo qualificadíssimo. Nós ficamos muito honrados e felizes com essa doação, que certamente vai contribuir muito para as pesquisas dos nossos alunos da graduação, da especialização e do mestrado”, ressaltou.